compartilhando segredos de viagem para você voar com as próprias asas

Viaje pelo Brasil com a ID Jovem

Viaje pelo Brasil com a ID Jovem

A ID jovem é um documento que possibilita a compra de meia-entrada para eventos artísticos-culturais e esportivos, e mais legal para quem gosta de viajar: vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

O QUE EU PRECISO PARA TER A ID JOVEM?

  • Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não;
  • Renda mensal familiar de até dois salários mínimos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Você também precisa ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Para descobrir esse número consulte seu Cartão Cidadão, o extrato do FGTS, a sua Carteira de Trabalho, o aplicativo da ID Jovem ou esse site.

COMO EMITIR MINHA ID JOVEM?

Pela Internet

Acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Depois de tudo feito, você deve imprimir a imagem do cartão e apresentá-la no momento que for adquirir o bilhete ou ingresso junto com um documento oficial com foto.

Pelo Aplicativo

Faça o download gratuito do aplicativo da ID Jovem, preencha os dados solicitados e gere o seu cartão virtual. Nesse caso, não é necessário imprimir – você deve apresentar a imagem do cartão na tela do seu celular quando for adquirir um bilhete ou ingresso, junto com um documento oficial com foto.

Atenção!

  • Depois da inscrição, é necessário aguardar a atualização da base de dados do aplicativo, que ocorre na quarta semana de cada mês.
  • A ID Jovem é válida por 180 dias. Depois desse período você deve revalidar o documento fazendo uma nova consulta no aplicativo ou no site.

COMO FUNCIONA?

São reservadas a cada viagem duas vagas gratuitas em cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros (ônibus, trem ou embarcação). Depois que as duas vagas gratuitas se esgotarem, são disponibilizadas mais duas vagas com no mínimo 50% de desconto sobre o valor da passagem. O viagem deve ser feita entre estados diferentes, ou seja, não vale para viagens entre municípios do mesmo estado ou dentro do mesmo município. A reserva de assentos é válida para até 3 horas antes da partida do transporte.

É importante lembrar que a gratuidade ou o desconto são apenas sobre o valor da passagem, ou seja, você ainda terá que pagar pela taxa de embarque.

 

Mais informações no site da Caixa.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *